O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) do campus universitário de Castanhal, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Université de Guyane (UG) promoverão nos dias 14 e 15 de novembro de 2019, na cidade de Caiena, campus Troubiran, o Colóquio Literatura, Patrimônio Cultural e Memória da Amazônia, com o objetivo de apresentar estudos e pesquisas acerca das representações dos discursos produzidos pelas populações amazônicas.

Em um momento de forte apelo ambiental e geopolítico, com inúmeras questões pendentes ligadas aos direitos ambientais, da organização do território e do urbanismo, assim como aos direitos dos povos nativos, o Colóquio pretende dar visibilidade às “várias Amazônias” - a mítica, a sonhada, a factual -, e compreender a realidade de um imenso território - o do Platô das Guianas - vasto conjunto com características culturais e linguísticas ainda desconhecidas.

“Esta é uma oportunidade de pensarmos problemas atuais da sociedade amazônida que geram pesquisas engajadas, além de favorecer, nessa busca de respostas, ao intercâmbio de pesquisadores e construção de redes de investigação”, explica o professor José Guilherme Fernandes, vice-coordenador do PPGEA e participante da organização do evento,  que acredita aque este contato entre pesquisadores favorece ainda o desenvolvimento de novos projetos, como o desenvolvido por ele sobre migrações transnacionais entre Pará e Guiana Francesa.

Diversidade amazônica e transfronteiriça - Durante o evento alguns problemas-chave que serão debatidos são: quais são, nesses domínios, e em um contexto transfronteiriço, os dispositivos jurídicos adotados e implementados; se estes são coordenados e eficazes; se permitem uma conciliação conveniente entre proteção do Meio Ambiente e direito ao desenvolvimento; e se garantem que se leve em consideração os direitos dos povos nativos ou reivindicações patrimoniais expressas pelas populações em questão, no âmbito do direito internacional.

Além destas questões, serão apresentados ainda estudos sobre a diversidade linguística amazônica e transfronteiriça, abordagens descritivas, históricas, teóricas e aplicadas, pois o aspecto característico de uma comunidade étnica, a língua materna, vetor de valores e saberes, é muito frequentemente utilizado na prática e na transmissão do patrimônio cultural imaterial.

Os estudos literários estarão voltados para a bacia amazônica, bem como para a identidade, as tradições orais indígenas e quilombolas. Uma reflexão é, por esse modo, empreendida sobre a identidade, a história, e a memória presentes nas obras literárias e as fontes históricas configuradas na singularidade territorial da região das Guianas e das Américas em geral.

Cooperação Internacional - O colóquio é resultado de processo de internacionalização do PPGEAA, iniciado com os primeiros contatos entre a pesquisadora Audrey Debibakas, da UG, e a pesquisadora Mariana Alves, da UNIFAP. Em novembro de 2018 elas estiveram em Castanhal, participando de atividades acadêmicas do PPGEAA, quando apresentaram possibilidades de pesquisa entre suas instituições e a UFPA. Como uma das demandas do encontro, surgiu a organização deste colóquio, que marca o início de parceria entre as IES.

Também, no primeiro semestre de 2019, foi assinado o Acordo de Cooperação entre Universidade Federal do Pará e Université de Guyane, um marco que favorece o estabelecimento de rede de pesquisas e intercâmbios, oportunizando a internacionalização do PPGEAA.

Texto: Divulgação
Arte: Mkt ASCOM