Primeira Matrícula - Alunos(as) Novos(as)

Após a coordenação/secretaria gerar o número de matrícula, é necessário realizar o cadastro no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA), pois é a partir deste sistema que toda a vida acadêmica se movimenta.

Procedimento para cadastro no SIGAA UFPA

1-Acesse o site do SIGAA UFPA e clique em "Cadastre-se", no link indicado para alunos sem cadastro;

2-Preencha as informações e indique uma senha.

3-Retorne para a página do SIGAA UFPA e efetue o login para ter acesso ao seu ambiente virtual, por meio do qual poderá solicitar matrícula nas disciplinas, realizar consultas, emitir documentos como atestado de matrícula e histórico escolar, receber notícias, ter acesso aos fóruns de discussão, etc.


Aluno(a) Regular

1-As solicitações de matrícula nas turmas deverão ser efetuadas pelo(a) próprio(a) aluno(a), através da internet, no ambiente virtual do SIGAA UFPA, incluindo novos alunos.

2- Os alunos que concluíram todos os créditos das disciplinas devem se matricular em uma das atividades de defesa (Qualificação ou Dissertação).

3-Os alunos já matriculados em semestres anteriores em atividades de defesas ((Qualificação ou Dissertação), devem realizar a renovação de suas matrículas no SIGAA UFPA.

4-Os alunos com dúvidas na matrícula devem procurar a Secretaria do PPGEAA dentro do período de matrícula.


Aluno(a) Especial

1- Os candidatos interessados devem solicitar matrículas nas turmas ofertadas pelo PPGEAA via E-mail para a secretaria do programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Havendo vaga nas turmas, as referidas solicitações serão analisadas A confirmação de aceite do aluno especial será encaminhada individualmente através de e-mail pela secretaria do PPGEAA. O PPGEAA reserva-se no direito de não preencher todas as vagas.
2-O processo será válido mediante entrega da documentação solicitada abaixo:

  1. Formulário de inscrição de aluno especial (preenchido e com o parecer favorável do professor da disciplina);
  2. Justificativa, escrito pelo próprio candidato, dizendo porque quer ser aluno especial e qual a disciplina que deseja cursar; Curriculum Lattes atualizado;
  3. Cópias dos seguintes documentos: Diploma, Histórico Escolar, RG e CPF;

A documentação deverá ser encaminhada em formato digital (PDF), em arquivo único, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , em anexo à mensagem única, com assunto “Seleção de aluno especial/nome completo”;

Calendário atual: 2022.2