PPGEAA saúda o dia 08 de julho, Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico

No dia 8 de julho é celebrado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. A data também lembra o dia de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948, que congrega as principais associações científicas do país. E em tempos da pandemia da Covid-19 a pesquisa científica e o papel do pesquisador ganham destaque nacional e mundial.

O PPGEAA desde sua criação, em 2017, vem juntando esforços e contribuindo para a ciência brasileira, em especial no norte do país nas mais diversas área de conhecimento, tendo como foco as ações antrópicas na Amazônia, a sociobiodiversidade e sustentabilidade ambiental, aliados aos recursos tecnológicos e etno-saberes dos povos e comunidades autóctones da Amazônia.

As pesquisas hoje desenvolvidas pelo PPGEAA buscam o alinhamento entre o saber popular e o científico, com relevância e impacto social, contribuindo assim com as políticas públicas municipais, estaduais e nacionais. 

Sabemos dos desafios e dificuldades em praticar ciência no Brasil e no norte brasileiro. Por isso, neste dia, destacamos todo o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros e em especial pelos pesquisadores que fazem parte do PPGEAA que com suas pesquisas e inquietudes contribuem para a divulgação do saber, popularização da ciência e para o avanço da sociedade.