O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é responsável por fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, no país. Para tanto, periodicamente lança editais de fomento destinados aos pesquisadores com reconhecida atuação no cenário científico nacional, como forma de promover a excelência na pesquisa para o avanço do conhecimento, da inovação e da soberania nacional.

Decorrente dessa finalidade, o CNPq instituiu duas modalidades de bolsas: Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Estas bolsas são destinadas aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, distinguindo-os e valorizando sua produção científica e seu desenvolvimento tecnológico e inovação segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq, constituídos por pesquisadores com expressiva atuação nacional e internacional.

Afortunadamente, nosso PPGEAA teve três docentes-pesquisadores/a contemplados/a com estas modalidades: o professor José Guilherme Fernandes e a professora Roberta Sá Barboza, com bolsas PQ, e o professor Marcos César Seruffo, com bolsa DT. Para além do reconhecimento nacional, pelos pares, da relevância do trabalho em pesquisa destes docentes, o PPGEAA se destaca, a partir de então, como referência nacional, quiçá internacional, em produção científica, tecnológica e de inovação, com destaque nas áreas do conhecimento dos docentes, o que promove o incentivo ao aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade. Parabéns não somente aos docentes e à docente contemplados/a, mas esse reconhecimento deve ser compreendido como de todos/as os pesquisadores do PPGEAA, posto que o sucesso deve ser considerado como um processo coletivo.